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Imposto de renda 2023/2024
Separe todos os documentos necessários para o IR 2024. O período para declarar o Imposto de Renda 2024 começa em março.
Principais documentos necessários para declarar o IRPF de 2024. Este é apenas um guia orientativo.
Não deixe para a última hora, envie os seus documentos para o
E-Mail: logicamedirpf@gmail.com
Em caso de dúvidas, procure a Logicamed para auxiliar na sua declaração. Somos uma Contabilidade Médica e será um prazer ajudar.
Entenda quem precisa declarar o Imposto de Renda:
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Importante: as informações abaixo são um guia para ajudar na busca por informações. Em caso de dúvidas, procure a Logicamed para auxiliar na sua declaração.
Principais documentos para fazer a declaração do Imposto de Renda 2024
Informações gerais sobre o contribuinte e seus dependentes
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Nome, CPF, grau de parentesco e data de nascimento dos dependentes;
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Endereços atualizados;
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Cópia completa da última Declaração de Imposto de Renda da Pessoa Física;
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Dados da conta para restituição ou débitos das cotas de imposto apurado, caso haja;
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Atividade profissional exercida atualmente.
E, se aplicável, outras informações sobre bens, imóveis e contas do contribuinte, como:
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Para imóveis: data de aquisição, área do imóvel, inscrição municipal (IPTU), registro de inscrição no órgão público e registro no cartório de Imóveis;
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Para veículos, aeronaves e embarcações: número do Renavam e/ou registro no órgão fiscalizador correspondente;
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Para contas correntes e aplicações financeiras: CNPJ da instituição financeira, agência e conta.
Documentos relacionados à renda (do contribuinte ou de dependentes)
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Informes de rendimentos de instituições financeiras, como bancos, bancos digitais e corretoras de valores e de investimentos;
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Informes de rendimentos de salários, aposentadoria, pensões, pró-labore, distribuição de lucros;
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Informes de rendimentos de aluguéis de bens móveis e imóveis;
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Informes de outras rendas recebidas em 2023, como doações, heranças e pensão alimentícia;
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Dados do Carnê-Leão para importação na Declaração do IR;
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Informes de rendimentos de programas fiscais, como Nota Fiscal Paraná.
Documentos referentes a bens e direitos.
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Documentos que provem a compra e venda de bens e direitos em 2023;
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Cópia da matrícula do imóvel e/ou escritura de compra e venda e boleto do IPTU de 2023;
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Documentos que provem a posição acionária em uma empresa, se aplicável;
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Caso o contribuinte tenha registrado ganho de capital com a venda de bens e direitos, ele vai precisar dos dados do Demonstrativo de Ganhos de Capital – 2023 (GCAP) para importação.
Documentos relacionados a pagamentos e deduções efetuadas
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Recibos ou informes de rendimentos de plano ou seguro de saúde (com CNPJ da empresa emissora e indicação do paciente);
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Despesas médicas e odontológicas em geral (com CNPJ da empresa emissora ou CPF do profissional e indicação do paciente) – recibos, notas fiscais, extrato do plano de saúde que evidencie os gastos;
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Comprovantes de despesas com educação (com CNPJ da empresa emissora e indicação do aluno);
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Comprovante de pagamento de previdência social e privada (com CNPJ da empresa emissora);
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Recibos de doações feitas.
Documentos relacionados a dívidas e ônus
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Informes e documentos de dívida e ônus contraídos e/ou pagos no ano passado. Mas, atenção: nem todo mundo que teve dívida precisa deste documento, apenas se a quantia devida for maior do que R$ 5 mil. Também não é necessário declarar dívidas de financiamento imobiliário, bens adquiridos por consórcio e dívidas de atividade rural;
Documentos referentes a rendas variáveis
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Notas de corretagem e extratos de Imposto de Renda enviadas pelas corretoras a quem faz negociação de renda variável;
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Documentos de Arrecadação da Receita Federal (DARFs) de Renda Variável;
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Informes de rendimentos adquiridos com renda variável.
Preciso de todos esses documentos para fazer minha declaração do IR 2024?
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Se você não teve investimentos em renda variável, por exemplo, ou não comprou nem vendeu um imóvel em 2023, não precisa desses documentos específicos. Se você recebeu salários e comprou um carro, por outro lado, precisa, sim, desses informes.
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Por isso, confira a lista com base nas suas movimentações financeiras e rendimentos referentes ao ano passado e veja quais documentos são necessários.
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Lembre-se: para sua garantia, é necessário guardar por pelo menos cinco anos a documentação que comprova as informações da declaração do Imposto de Renda. Caso a Receita Federal peça algum esclarecimento, você tem como provar o que declarou.
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